Pular para o conteúdo principal

Visões no Oracle

Visões no Oracle

As visões permitem que os usuários vejam uma apresentação personalizada dos dados de uma única tabela ou mesmo de uma junção de muitas tabelas. Podem ser usadas para impor segurança, utilizando a cláusula read only.

Dividem-se em três tipos:
    • Visão Regular
    • Visão Materializada
    • Visão de Objeto

Visão Regular (ou simplesmente Visão): não armazena dados, apenas a definição, e a consulta subjacente é executada toda vez que a visão é acessada.

Visão Materializada (antigo Snapshot): permite que os resultados da consulta sejam armazenados juntamente com a definição da consulta para acelerar o processamento, entre outros benefícios. Pode ser usada para replicar uma cópia somente leitura da tabela para outro banco de dados. Pode ser atualizada de forma automática quando uma transação finalizada com commit ocorrer na tabela base, ou pode ser atualizada sob demanda.

Visão de Objeto: permite que o desenvolvimento e o processamento orientado a objeto ocorram no banco de dados enquanto as tabelas subjacentes permanecem em um formato relacional


Mais sobre as Visões Materializadas...
  • replicam os dados de uma fonte principal para vários destinos
  • podem ser somente leitura ou atualizáveis
  • automatizam o processo de replicação e atualização dos dados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Dados RAW e LONG RAW no Oracle

RAW Colunas que armazenam valores binários com tamanho variável máximo de 255 bytes). O tamanho tem que ser informado (este tipo é mais usado para armazenar seqüências de caracteres gráficos).   LONG RAW Colunas que armazenam valores binários com tamanho variável (máximo de 2G bytes); o tamanho não deve ser informado (este tipo é mais usado para armazenar seqüências de caracteres gráficos). Os tipos LONG e LONG RAW: - Somente é permitido um campo por tabela; - Não podem fazer parte de cláusulas WHERE, GROUP BY, ORDER BY, CONNECT BY ou DISTINCT - Não podem ser usados em expressões (SUBSTR, INSTR, etc); - Não podem ser indexes; - Não podem aparecer em expressões ou condições; - Não podem ser passados como argumentos para procedures ou funções;

Comentários em Oracle

Às vezes precisamos criar comentários para tabelas e/ou colunas de uma tabela em Oracle. Você sabe como fazer isso? Use o comando COMMENT: SQL> CREATE TABLE TB_CLIENTES (CODIGO   NUMBER(7),   2                            NOME     VARCHAR2(200) )   3  / Table created. SQL> COMMENT ON COLUMN tb_clientes.codigo IS 'Código do Cliente'   2  / Comment created. SQL> COMMENT ON COLUMN tb_clientes.nome IS 'Nome do Cliente'   2  / Comment created. 

Caracteres de Escape e o Oracle

Recebi essa dica de um grande amigo e a achei muitíssimo interessante! Com o like é possível fazer pesquisas do tipo ABC%(abc qq coisa de qq tamanho), A_C(A, uma coisa, C)....  Mas, e se você quiser procurar especificamente o "%" ou o "_"???  A solução é usarmos um caracter para "escapar" esses caracteres especiais...  Ele pode ser qualquer caracter, mas, precisa ser informado através do ESCAPE... Por exemplo, quero saber todas as tabelas do banco que começam com "TB_RH": SQL> select *          from dba_objects          where object_name like 'TB\_RH%' escape '\'; Referência:  http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14200/conditions007.htm#sthref2799 Valeu Leonardo Rezende!